Programa Virando a Chave

1 – Sensibilização

Como tirar as pessoas do piloto automático? Como desafiá-las a ir além da zona de conforto? Com todas as mudanças que estão acontecendo no cenário econômico e a chegada avassaladora de novos modelos de negócios e novas tecnologias, ficar parado é decretar morte certa. A palestra “QUE MOMENTO É ESSE?” leva para dentro do negócio as macrotendências e impactos provocados pela revolução digital e convida as pessoas (independente do nível hierárquico) a repensar seu propósito, questionar processos e atividades e descobrir como contribuir de forma mais significativa para o negócio. A proposta é substituir o pensamento linear pelo exponencial para gerar mudança e impacto no negócio. Mostra a importância de empreender dentro da própria empresa, instigando a geração de ideias inovadoras e, principalmente, a atitude inovadora que vai trazer mais produtividade, experiências diferenciadas para o cliente e, claro, mais receita para a empresa. Duração: 1:30. A palestra pode ser combinada a uma atividade cultural interativa e lúdica, como teatro, música ou storytelling.

2 – Pesquisa

O passo seguinte do processo é a realização da pesquisa “AMBIENTE INOVADOR”. Este levantamento visa traçar um panorama da inovação na organização e mostrar qual o seu nível de maturidade. A partir desta pesquisa será possível entender o valor atribuído à inovação no segmento de mercado, na empresa, nas diversas áreas da empresa e na atuação de seus profissionais. O estudo também mostra aspectos da inclusão e colaboração na empresa e identifica fatores e barreiras que impulsionam ou impedem a inovação. A pesquisa é online, feita de forma simples, instantânea e acessível a todos os colaboradores, preservando a identidade dos participantes. Os resultados gerarão proposições com impacto no planejamento e diretrizes estratégicas da gestão de pessoas e do negócio.

3 – Pensamento Inovador

Dando sequência ao processo, propomos a realização do workshop “PENSAMENTO INOVADOR” para um grupo específico de colaboradores. O objetivo é buscar soluções inovadoras por meio de um grupo multidisciplinar que trabalhará – de forma prática – um desafio do negócio relacionado ao planejamento. Usamos modernas metodologia e abordagens como design thinking, pensamento integrativo, canvas, value-proposition design e conceitos do Lean Manufacturing. O resultado é um processo de ideação e experimentação visual, lúdico, interativo e interessante para o participante. Com isso, conseguimos incluir e engajar as pessoas, extrair sua máxima atenção na geração e aprimoramento de ideias eficazes e inovadoras. O workshop pode ser realizado em 1 ou 2 dias.

4 – Diretrizes para a Inovação

Para fechar esse rico e denso processo, a etapa final consiste de um workshop, desta vez com os gestores da empresa. Este workshop tem o objetivo de fazer o ALINHAMENTO E DIRETRIZES PARA A INOVAÇÃO do negócio, oferecendo importantes inputs para ajustar o Planejamento Estratégico e agregando a ele uma visão de futuro plural e colaborativa. As percepções, insights, pontos de interrogação, implicações que envolvem o futuro do negócio e soluções apontadas pelos colaboradores nas etapas 2 e 3  se transformam agora em ingredientes fundamentais para nortear a estratégia da empresa. Como contemplá-los no planejamento estratégico atual? O workshop de alinhamento estratégico pode ser virtual ou presencial e tem a duração de 3h. 

Obs.: Caso seja de interesse da empresa, ajudamos a cocriar o PLANEJAMENTO COLABORATIVO através de uma metodologia exclusiva que traz o futuro para o presente da organização. 

IMPORTANTE:

Nossos programas são construídos de forma customizada e podem ser combinados e alinhados para atender os objetivos específicos de sua empresa. Os itens acima podem ser adquiridos em conjunto ou isoladamente.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *