O que nos motiva? A inovação colaborativa fazendo a diferença

postado em: 02 - 10 - 2018

by Mauro Carrusca

Poderíamos falar em dinheiro, promoção profissional, aquisição de bens materiais e por aí vai. Para mim, o que mais tem me motivado são feedbacks, depoimentos de pessoas das mais diversas profissões, funções, origens, cultura, status social, raças, gênero e idade. É ver que a mensagem que tenho passado sobre a Inovação Colaborativa tem ajudados as pessoas a conectarem a transformação digital com a inclusão das pessoas. Essa linha de pensamento é fruto de um estudo e trabalho que venho desenvolvendo há mais de 20 anos, mostrando que inovação está relacionada a pessoas e pessoas reconhecidas e felizes no que fazem.

Há vários anos tenho tido o privilégio de participar como keynote em eventos de grande porte nacionais e internacionais, falando para executivos e gestores de grandes empresas, em universidades, instituições e governo. Sempre falando da inovação que acredito, que é a focada nas pessoas.

Mas inovar é aceitar desafios todos os dias. No último sábado, dia 29/09/18, falei para mais de 550 produtores rurais de Lima Duarte e região, principalmente ligados à pecuária leiteira, durante o 13º Grande Encontro dos Produtores Rurais de Lima Duarte e Região com a palestra "Inovar para Mudar a Realidade do Produtor Rural". Pessoas simples de mãos calejadas e rostos desgastados pelo trabalho obstinado no sol ou na chuva para colocar comida na mesa dos brasileiros. Normalmente se constituem no elo mais fraco da cadeia de valor do produto que entregam, ganham infinitamente menos que a indústria, os distribuidores e lojistas. Me propus o desafio de levar uma palavra de apoio mostrando que a inovação pode melhorar a competitividade através do compartilhamento, colaboração e, principalmente, a inclusão. Isso é, ter a sabedoria de ouvir dos outros atores que participam do dia a dia da propriedade rural, ouvir o filho que convive e está receptivo a novas metodologias, processos e tecnologias, minimizando assim o êxodo rural. Numa linguagem bem simples e adequada não me furtei de mostrar exemplos práticos das novas tecnologias que vêm revolucionando o agronegócio brasileiro, como a internet das coisas, culturas completamente monitoradas por sensores, drones e blockchain, uma explosão da melhoria de produtividade na pecuária através do uso de sensores e inteligência artificial monitorando não só o desenvolvimento mas também a ambientação do animal.

Pois é, digo isso porque, mesmo estando em um momento de indefinição política, em um momento de extrema incerteza na economia, recessão, mercado pagando mal (por ex., o custo médio de 1 litro de leite pago ao produtor é de 1 real, enquanto pagamos até 4 reais no supermercado!), ouvi esse depoimento de uma produtora rural: “Mauro, tudo está ruim, trabalho muito e estou muito desanimada. Ao assistir sua fala fiquei mais motivada e agora acredito que a inovação é para mim também. Muito obrigada pelo que ouvi hoje”. (Assista o vídeo abaixo)

Como diz o comercial de um certo cartão de crédito: “Tem coisas que o dinheiro não paga”.

Vamos em frente. 

Assista o vídeo abaixo

Mauro Carrusca é estrategista de inovação, founder e CEO da CARRUSCA INNOVATION. 
Clique para ver o perfil completo
Tags: Inovação colaborativa, Agronegócio, 13º Grande Encontro dos Produtores Rurais de Lima Duarte, Pecuária Leiteira, Motivação
 
Deixar um comentário

Vamos conversar sobre inovação?

Entre em contato e entenda como a CARRUSCA pode inovar com você.

Contato

Brasil [São Paulo - Belo Horizonte - Rio de Janeiro - ]

keroinovar@keroinovar.com.br

+55 31 99109-9359

+55 31 3467-5251

Siga-nos