Agro 4.0: a tecnologia ajudando a produzir mais e melhor

A agricultura de precisão está transformando o campo em uma indústria com alto grau de automatização e capacidade preditiva. 

Avançados sistemas permitem planejar, prever, monitorar e gerir de forma estratégica etapas de produção e, com o uso de sensores inteligentes, aplicações de IoT, bigdata e inteligência artificial, é possível controlar processos e promover ganhos de eficiência em todas as etapas da produção, da escolha da semente à logística de transporte.

Foi sobre o uso de tecnologias que estão revolucionando o agro brasileiro que Mauro Carrusca falou na última edição da revista Fonte, editada pela Prodemge, que foi publicada no início do mês de janeiro.

Segundo Carrusca, o Brasil reúne todas as condições para ser o restaurante do mundo, mas, para avançar mais rápido, precisa investir maciçamente em tecnologia, gestão e em processos produtivos mais estruturados. A Holanda, por exemplo, com 0.5% do território brasileiro, produziu em 2017 cerca de 60% da produção de leite brasileira. Aliados da vocação leiteira, o uso de tecnologia intensiva e de processos produtivos inovadores se transformam em grandes alavancas para aumentar a eficiência e a produtividade. Outro exemplo de inovação? É na Holanda que funcionará a primeira fazenda flutuante para gado leiteiro. Ancorada no Porto de Roterdã, a fazenda contempla todos os aspectos ambientais e de eficiência energética e será operada por robôs.  

Um dos motores da economia brasileira, a agricultura e o agronegócio foram responsáveis por 23,5% do PIB em 2017 e há expectativas de crescimento do setor de 3,4% para 2018.

Leia a revista na íntegra aqui.

Voltar

Vamos conversar sobre inovação?

Entre em contato e entenda como a CARRUSCA pode inovar com você.

Contato

Brasil [São Paulo - Belo Horizonte - Rio de Janeiro - ]

keroinovar@keroinovar.com.br

+55 31 99109-9359

+55 31 3467-5251

Siga-nos